O.O – Primeira Xícara!

Eu sempre fui avesso a O.O mas devido as circunstâncias estou sendo obrigado a aprende-la, daí resolvi fazer um tutorial detalhando essa “bagaça”. O primeiro conceito a aprender e sobre classes e Objetos e como o primeiro descreve o segundo então let’s go!

Classes e Objeto

O Objeto é a instancia de uma classe. Ou seja eu posso dizer que as caixas são feitas de papelão ou madeira, podem ou não ser pintadas, trazem informações sobre o produto, pode estar ou não fechada, isso são características da Classe Caixa. Quando eu defino que a Caixa ABC é feita de papelão, está pintada de vermelho, traz uma foto do produto na frente e embaixo traz o ano de fabricação, e esta fechada com grampos, eu acabei de definir (instanciar um objeto).

Em relação a esses dois amigos ainda há o Poliformismo, que diz que um procedimento (método) pode existir em mais de um objeto, mas não necessariamente fazer a mesma coisa, por exemplo, a operação fechar do objeto porta, e diferente da operação fechar do objeto contrato.

E ainda há a herança, ou seja um objeto pode herdar características de outro, por exemplo ao definirmos o objeto caneta, não precisamos recriar o método escrever, ao criarmos o objeto filho caneta-tinteiro, pois esse já herda todas as características de seu antecessor.

Eu aprendi isso no link: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node4.html

Até a Segunda Xícara!

Uma ideia sobre “O.O – Primeira Xícara!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada