O.O Segunda Xícara

Hoje as máterias estão assim curtas e rápidas, mais uma parte do meu tutorial de PHP orientado a Objetos, o engraçado e que faço desse tutorial uma retórica, ja que ele serve pra mim mesmo.

Nessa segunda parte vou falar sobre:Abstração e Encapsulamento

Então lets Go!

“A abordagem de orientação a objetos favorece a aplicação de diversos conceitos considerados fundamentais para o desenvolvimento de bons programas, tais como abstração e encapsulação. Tais conceitos não são exclusivos desta abordagem, mas são suportados de forma melhor no desenvolvimento orientado a objetos do que em outras metodologias.”

Fonte http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node5.html

Para os fãs de O.O que dizem que aplicações modulares só são desenvolvidas através dessa metodologia, esta aí a UNICAMP retificando!

Abstração

Abstração significa que antes de ir para a implementação é definido o que o objeto faz. Ao usar o KimX por exemplo, a pessoa pode simplesmente usar o gera_captcha(), e exibir um captcha, sem se preocupar com o que esta gerando ele.

De forma semelhante um desenvolvedor, não sabe que quando ele manda abrir um arquivo ele esta chamando a System Call OPEN(), segundo o padrão Posix.

Outro exemplo e o Administrador de empresas que ao usar a função soma no excel, não sabe como o mesmo faz para retornar o resultado.

Isso eu aprendi aqui: http://www.dca.fee.unicamp.br/cursos/POOCPP/node6.html

Encapsulamento

O Encapsulamento permite que você crie métodos dentro de uma classe que só serão usadas por ela mesma, e não de forma direta pelo usuário.
Exemplo:

O Objeto Carro, tem o método ignição.
O método ignição e publico pois o usuário (motorista) deve girar a chave.

Agora o método injeta_combustivel_no_motor, e chamado pelo método ignição, mas não pelo usuário (motorista).

A grande vantagem disso e por exemplo se o usuario(motorista) pedisse ao mecânico(programador), para substituir o álcool/gasolina por gás, ele não teria de alterar o método ignição, somente o método injeta_combustivel_no_motor.

Já isso eu aprendi aqui: http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=23370

Até a próxima Xícara, e pra quem não sabe a tal da Xícara e porque estou escrevendo esse tutorial entre uma Xícara e outra de café, enquanto leio  e aprendo sobre O.O.

Até a proxima

Uma ideia sobre “O.O Segunda Xícara”

  1. Acabou se rendendo ao mundo da OO hein? Eu não sei muito mas acho muito bacana, só que tem coisas que definitivamente são simples demais para serem construídas com classes, acho que deve haver bom senso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada