Linguagem C – Parte 3 – Entrada de Dados

Bom agora é hora de começarmos a fazer o programa interagir de verdade com o usuário. Imagine o programa como um diálogo entre o operador (o usuário) e o programa. Funciona tipo assim:

Operador: Inicia o Programa

Programa: _ Entre com seus dados:

Operador: _ Sim claro ai estão eles…

Isso no programa fica assim.

Operador : da dois cliques no programa.

Programa: Printf(“entre com seus dados”);

Operador: Scanf(“c%”,&dados);

OBS.: Nessa etapa os programas ficarão mais complexos, e é bom que usem o dev c++ para irem testando eles.

1 – Tirar a media aritmética de 3 números inteiros.

Antes de fazer um programa e necessário entender o que ele vai fazer e como vai fazer.

A media aritmética de um conjunto de números e a soma deles dividido pela quantidade de números no conjunto.

Media = (Numero1 + numero2 +numero 3)/3 (quantidade de números)

Então nesse programa vamos precisar de 4 variáveis.

A primeira é o resultado da média que vai ser obtida. As outras 3 serão os números que o usuário deve inserir no programa.

O problema pede para tirar a media de 3 números inteiros. Então as 3 variáveis serão do tipo INT.

E o resultado será sempre inteiro?

Para responder a essa pergunta temos de pegar papel e lápis e fazer algumas contas.

Vamos pegar alguns números aleatórios

Media de 1, 6, 7

1+6+7 / 3 = 14/3 = 4,666… <- Não e numero inteiro

Media de 3, 5, 4

3+5+4 / 3 = 12 / 3 = 4 <- E numero inteiro.

Por isso a variável média não pode ser int, pois em alguns casos a variável vai receber resultados não inteiros. Por isso ela será FLOAT.

Sabendo disso agora podemos fazer o programa.


#include &lt;stdio.h&gt;
#include &lt;stdlib.h&gt;

int main(){

/* Declaração das variáveis.*/

int numero1,numero2,numero3;

float media;

/* Diálogo =D */

printf(&quot; Programa para Calculo de Media Aritmetica de 3 numeros inteiros \n&quot;);
printf(&quot; 1 Periodo Engenharia Mecanica _ Faculdade Anhanguera _ 2011  \n\n\n\n&quot;);
printf (&quot;Primeiro numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero1);

printf (&quot; \n \nSegundo numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero2);

printf (&quot; \n \nTerceiro numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero3);

/* Agora nosso programa faz a matemagica... */

media = (numero1+numero2+numero3)/3;
printf (&quot; \n \n A media dos números %d e %d e %d  e igual a %f  &quot;, numero1, numero2, numero3, media);

system(&quot;pause&quot;);
return 0;
}

Agora vamos comentar o programa linha a linha


#include &lt;stdio.h&gt;

#include &lt;stdlib.h&gt;

Essas linhas me permitiram usar os comandos printf, scanf, system.. Eles são as bibliotecas de entrada e saída e a padrão do DOS.


int main(){

Aqui eu inicio o bloco Main, o main e a principal função do programa, e tudo que estiver entre as chaves “{}”  dele são executadas quando a função main inicia.


/* Declaração das variáveis.*/

int numero1,numero2,numero3;

float media;

Aqui eu utilizo os comandos int e main para declarar as variáveis. Int declara variáveis inteiras (integer) e o float declara variáveis reais (ponto flutuante.).


/* Diálogo =D */

printf(&quot; Programa para Calculo de Media Aritmetica de 3 numeros inteiros \n&quot;);

printf(&quot; 1 Periodo Engenharia Mecanica _ Faculdade Anhanguera _ 2011  \n\n\n\n&quot;);

Inicia-se então a etapa onde eu vou inserir os dados, mas antes eu imprimo duas linhas que são o cabeçalho do programa. No final eu insiro 4 \n (new line) para descer o cursor e deixar o programa mais apresentável.


printf (&quot;Primeiro numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero1);

printf (&quot; \n \nSegundo numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero2);

printf (&quot; \n \nTerceiro numero =  &quot;);

scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero3);

Agora eu uso o printf para solicitar ao usuário que digite os números. Na linha logo abaixo eu uso o Scanf. O comando scanf fica esperando que o usuário digite um valor, e pressione enter, daí então ele joga o valor digitado na variável fora das aspas.

Ex.:


scanf (&quot;%d&quot;,&amp;numero1);

%d  = Decimal – usado quase sempre que utilizamos variáveis do tipo INT.

& = Prefixo obrigatório para poder setar (alterar) o valor de uma variável dentro do comando scanf.

Numero1 = variável.


/* Agora nosso programa faz a matemagica... */

media = (numero1+numero2+numero3)/3;

O programa agora faz a media aritmética, de três números ou seja ele soma os 3 e divide por 3, daí então o valor e atribuído à variável media.


printf (&quot; \n \n A media dos números %d e %d e %d  e igual a %f  &quot;, numero1, numero2, numero3, media);

Agora o printf vai exibir todos os valores. Os %d serão substituídos pelas variáveis numero1, numero2, numero 3, na ordem em que elas aparecem fora das aspas. E o %f será substuido pela 4º variável, usei o %f porque a variável média e do tipo float.


system(&quot;pause&quot;);

return 0;

Nossos velhos conhecidos, paralisando o processamento, e devolvendo 0 para a função int.


}

Fim do Bloco MAIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada