O mínimo que se deve saber sobre baterias LiPO

Recentemente me vi frustrado, pois não conseguia corrente suficiente para acionamento de motores e servos em meus projetos e ficava sem saber onde estava o erro, foi quando eu descobri as baterias liPO e aprendi sobre “Taxa de descarga”, esse tipo de bateria será o combustível de alguns de meus atuais projetos. Nesse post tentarei passar o máximo de informações que possuo sobre essas baterias.

O significado de LiPO é Lithium-Polymer, ou seja a bateria tem seus eletrólitos de sais de lítio retidos em um polímero sólido como o óxido de polietileno e o poliacrilonitrilo ao invés de solventes tornando-as adaptáveis a diferentes formatos e permitindo altas taxas de descarga.

A todos os leitores recomendo o vídeo abaixo, é a teoria básica do funcionamento de uma pilha/bateria, não e exatamente o nosso caso mas é interessante, para quem gosta de saber como as coisas realmente funcionam.

Todas as baterias possuem algumas características importantes são a Carga Elértica dada geralmente em miliámpere-hora(mAh), a Tensão dada em Volts(V), Taxa de Descarga dada em (C). Além dessas características as baterias LiPO, também pode ser descrita pelo seu numero de Packs (P) e de células (S).

Carga Elétrica – É a quantidade de carga(corrente) constante que pode ser fornecida por uma bateria totalmente carregada até a sua completa descarga em 1h.

Ex.: Uma bateria de 1200mAh pode fornecer 1200mA (1,2A) por 1h.

Taxa de Descarga – É a capacidade da bateria em fornecer corrente, uma taxa de descarga de 1C equivale a dizer que a bateria pode liberar uma corrente igual a sua Carga Elétrica, fato que a descarregara em 1h, já uma Bateria de 2C pode fornecer o dobro de corrente, porem irá durar apenas metade do tempo* (30min).

Exs.:

Uma bateria de 1200mAh  e de taxa de descarga 1C pode fornecer 1200mA (1,2A) por 1h.

Uma bateria de 1200mAh  e de taxa de descarga 2C pode fornecer 2400mA (2,4A) por 30m.

* Esse tempo é teórico, pois uma taxa de descarga elevada, aumenta a temperatura da bateria, e isso pode levar a um incêndio. A taxa de descarga máxima não deve ser utilizada com frequência, e quando usada nunca deve permanecer nesse estado por muito tempo.

Tensão –  A tensão da bateria é expressa em Volts, em uma bateria a tensão pode ser medida entre os polos positivo e negativo, e é o valor da diferença de potencial elétrico entre os pontos, essa tensão e que é responsável por gerar o movimento dos elétrons (movimento esse que é chamado corrente elétrica). A tensão de uma Célula de bateria LiPO pode chegar no máximo a 4,235V.

Celulas -Você já deve ter visto um controle remoto de TV, nele normalmente são utilizadas 2 pilhas, em uma analogia simplista, cada pilha seria uma célula da bateria LiPO.

Pack – Um Pack e um grupo de Celulas de LiPO unidas em Série ou Paralelo.

Um Pack de Bateria LiPO
Um Pack de Bateria LiPO

Nem tudo são Flores….

Bom baterias lipo, tem grande taxa de descarga vi algumas de 30C, o que nos dá 30A em uma bateria de 1000mAh, é fenomenal, bastaria uma dessa para dar partida em seu carro por exemplo. Porém nem tudo são flores, esse tipo de bateria requer muitos cuidados senão veja o que pode acontecer:

Cuidados com Baterias LiPO

– Sempre carrega-la utilizando carregadores próprios, com balanceamento

– Evitar usar a Taxa de Descarga máxima

– Ao projetar um dispositivo, pense no posicionamento que permita o melhor refrigeração para a bateria.

– Não descarregar as células individuais abaixo de 3V sob o risco de dano permanente da célula.

– Não carregar o pack diretamente utilizando um carregador burro por exemplo.

– Não exceder a carga máxima da célula, que é alcançado quando ela atinge a tensão de 4,235, aqui vale a mesma dica de não forçar a célula a chegar nessa tensão, 4,1 V já é excelente, se você seguir a primeira dica, nem precisará se preocupar com isso.

– Não recarregar a bateria sobre material inflamável.

– Armazenar a bateria num local, fresco e arejado e longe de materiais inflamáveis.

– Não permitir curtos circuitos, isso aumentará a temperatura da bateria e pode causar danos permanentes à mesma, incêndio e explosões.

Bom nos vemos na próxima, pretendo lançar um Post sobre a carga dessas baterias, e ainda outro mostrando como se monitora a tensão das Células individuais  utilizando o Arduino.

85 ideias sobre “O mínimo que se deve saber sobre baterias LiPO”

  1. Olá amigo, estas baterias podem ser recarregadas mesmo com pouco uso? Por exemplo, se a carga dura 10minutos e eu utilizar a bateria por apenas 4 minutos, posso recarrega-la sem problemas? Se a bateria estufou e depois voltou ao normal, posso recarrega-la?
    Abs

      1. Amigo Anthony,tenho um RC que utiliza uma bateria de 1100mah estaria errado substituir por uma de 1500mah? Ou seria melhor trocar por uma de no máximo 1200mah?

  2. Olá
    Gostaria de saber se posso fazer esta ligação?!
    Tenho uma bateria de li-ion com 1300mAh de 7.4v
    e uma bateria Ni-MH 0809 AAA 650 P de 7.2v.
    Posso ligar as duas em paralelo obtendo assim a mesma voltagem mas ficando com 1950 mAh?
    A minha grande dúvida é se posso ligar as duas baterias uma vez que são dierentes, uma é li-ion e a outra é Ni-MH.
    Obrigado.

      1. Poder pode, apenas fica com a diferença de potencial mínima, ou seja os 7.2V.
        Agora, Li-ion e Ni-MH, são químicos completamente diferentes. Não é boa ideia juntar essas baterias que têm propriedades de cargas e descargas distintas.

  3. Gostaria de saber, vi uma bateria de 3,7V 2200mAh 8C e meu equipamento um quadricoptero V222 vem com uma de 3,7 600mAh 15c, posso substituir?
    Ou seja colocar no quadricoptero a bateria de 2200mAh?

  4. “Não exceder a carga máxima da célula, que é alcançado quando ela atinge a tensão de 4,235, aqui vale a mesma dica de não forçar a célula a chegar nessa tensão, 4,1 V já é excelente, se você seguir a primeira dica, nem precisará se preocupar com isso.”

    Totalmente errada essa colocação, visto que carga máxima e tensão elétrica são duas coisas totalmente diferentes. Ela não pode passar da tensão de 4,235 V provavelmente por causa da suportabilidade da bateria e não por causa da carga máxima que inclusive chama-se potência elétrica e não tensão elétrica. Mais um detalhe é que quando aumenta-se a tensão diminui-se a corrente elétrica, então não existe sentido na afirmação que foi colocada no site.

    1. Caio, descordo um pouco da sua afirmação.

      “Totalmente errada essa colocação, visto que carga máxima e tensão elétrica são duas coisas totalmente diferentes”

      Se você perceber eu disse que a carga máxima é alcançada quando a bateria chega a tensão de 4,235V. Não disse que a carga máxima é 4,235V.

      A carga máxima de uma bateria só poderia ser dada em coloumbs ou ampere/hora e não em potência eletrica que e dada em watts.

      Lembrando que a carga da bateria é sua energia potencial (em baterias usamos o termo ampere/hora). Já a potencia e o trabalho que ela realiza por unidade de tempo, ou seja a variação de energia potencial por unidade de tempo seria a potencia.

      Outro ponto quando você diz que quando se aumenta a tensão diminui-se a corrente esta aplicando o conceito de conservação de energia, que no caso não se aplica aqui, pois não estou trabalhando com transformação de tensão.

  5. Senhor Anthony tire uma duvida minha por favor, tenho uma moto rc q usa bateria de 9,6 volts 600mAh, coloquei outra bateria de mesma voltagem so q de amperagem de 800mAh ai tive um problema no motor, mais exato nas escovas elas criaram uma camada como se tivessem queimada, acho q deve ser devido a alta rotaçao. Pq aconteceu isso? Abri o motor. Lixei as escovas e voltou a funcionar

  6. Olá, estou dimensionando a bateria para um projeto. Fingindo que eu tenha uma bateria de 1200mAh e 1c. Durante quantas horas (aproximadamente) eu posso confiar que ela vai funcionar??

  7. Caio! comprei um helicoptero pequeno que usa uma bateria de Ni-Mh de 500 mAp e 7,2V que me dá apenas uns 8 min de voo. Comprei uma de Lipo de 800mAp de 7,4V. Então o carregador para a de Ni-Mh não pode ser usado para a de Lipo? É isso mesmo? Obrigado

  8. Muito bom! foi fonte de referência no meu artigo na faculdade sobre comparação de baterias de chumbo e Li-Po, obrigado por tanta informação tão resumida!

    ——————————————————————
    Tobias V. Flores
    Técnico em Mecatrônica
    Acadêmico de Engenharia elétrica – UNISINOS

  9. Olá boa noite,finalmente encontrei um site que fala sobre a Lipo,porém eu ainda tenho uma dúvida,eu vou Comprar um Determinado Smartphone e a bateria dele é de Lipo,Pode acontecer de eu deixar o meu Smartphone de bateria Lipo muito tempo na Tomada carregando? ou o carregador em si,se desliga sozinho?Pode acontecer do meu Smartphone queimar por ficar muito tempo na tomada?e Também queria saber se essa Bateria no caso para Smartphone se ela Vicia?? Obrigado.

  10. Ola.. Precisava de uma opinião. tenho um projecto com 4 motores que consomem 7,4 V e 1.8 A. Gostaria que me aconselhassem a melhor bateria a usar para que os motores se aguentem a trabalhar 1 hora, gostaria de usar uma bateria de 7,4V. Se me podessem aconselhar . Obrigada

    1. Ola, a conta e mais ou menos assim:

      Para 1 motor (sem contar perdas).
      Sera necessaria uma bateria de 7,4V x 1800mAh

      Para 4 motores:
      Sera necessaria uma bateria de 7,4V x 1800x4mAh ou seja uma bateria de 7,4V por 7200 mAh

      Isso eu estou considerando a taxa de descarga de apenas 1C portanto seria o minimo.

      att,

  11. Boa tarde, gostaria de saber se posso utilizar essas baterias em componentes eletrônicos antigos. Tenho o carrinho de controle remoto pégasus da estrela, com 5 pilhas de 1,5 v, em série, verifiquei uma lipo de 7,4 v e 6000 mAh.

  12. Prezados do forum, tenho 3 baterias originais (1000ma 3s 11.v – 25c) do HELI MASTER CP que depois que cai na burrada de descarrega-las usando uma lampada de farol de carro (li num blog pra descarregar antes de guardar), as baterias incharam e nunca mais seguraram carga, e eu so tenho o carregador (burro) simples, que veio com o HELI, a minha duvida agora é, será que se eu comprar um carregador tipo TURNIGGY que é inteligente, ele pode recuperar minhas baterias? ou elas morreram pra sempre? e devo comprar uma nova bateria? Obrigado pelas dicas.

  13. que bateria lipo escolhor com o preco maximo de 20 euros ante tinha uma de 220o mAh e 7 . 4 v posso aumentar os volts da bateria sem danificar o carro

  14. Ola, meu drone usa uma lipo de 7,4v 450mah e 15c. Posso utilizar uma bateria com mais amperagem e/ou taxa de descarga maior sem danificar o aparelho? Obrigado

  15. Sr. Anthony.
    Por gentileza, gostaria de efetuar a troca da bateria de meu helicoptero para aumentar a autonomia de voo, ele e um modelo thuner da candide e possui uma bateria Li-Po de 7,4v 1500ma C2 que da uma autonomia de aproximadamente 8 minutos. Gostaria que o sr. poderia me recomendar o tipo de bateria q poderia utilizar para alcançar mais autonomia.
    Agradeço desde já.

    1. Opa,

      Voce so não deve alterar a tensão (7,4v) fora isso aumentando a autonomia de corrente (1500mah) voce irá aumentar a autonomia, na teoria com uma bateria de 3000mah seria o dobro do tempo, lembrando que voce aumentara o peso da aeronave e portanto diminuirá a autonomia, mas de forma geral acredito que seu helicoptero passara a voar uns 12-13 minutos.

      att,

      1. Não vai melhorar em nada, a autonomia de vôo. Primeira por que ela é mais pesada e segundo por que a taxa de descarga (CONSTANTE) de uma 3000mha comum é muito mais alta. Quer mais autonomia de voo ? compra uma de 3000mha (sim) só que com 10c ou 15c, mas apesar de ser mais pesada, ela tem taxa de descarga menor. ideal 10c. E só para esclarecer aos curiosos daqui, uma bateria dessas de 3000mha 10c custa mais de R$ 200,00. (agora vc entendeu o porque das diferenças de preço. Abraço.

  16. Quero comprar um notebook ( novo) na especificação técnica diz que sua bateria é “Bateria Li-Po, 6000mAh”, gostaria de saber quanto esta bateria dura em horas, e qual a diferença disto para bateria de 2 células, 4 células como dizem alguns técnicos?

    1. Carlos,

      Para saber quanto tempo a bateria irá durar em horas precisamos saber o consumo do notebook, pois cada configuração/marca/modelo tem um consumo diferente.
      Quanto a questão de células, as baterias com mais células duram mais.

      att,

  17. Olá bom comprei uma bateria da LIPO 2s para praticar o Airsoft esporte que simula réplicas de armas em combate, bom minha bateria possui 7,4v 2200mAh e 15c a pergunta que faço é eu tenho um Recarregador SKY RC e3 Original (LiPo 2s/3s 7.4/11v 100-240v)
    essa bateria não pode ficar completamente sem carga correto ? como faço pra saber quanto de carga ela está após o uso durante um dia de jogo Airsoft? pra que eu possa guarda-la ? tipo será necessário após o jogo dar uma carga nela ou não precisa? pergunto isso porque ela veio carregada de loja e acho que após o jogo dar uma carga não teria problema mas prefiro perguntar pois não sei quando será o próximo jogo entendeu a pergunta ? Bom agradeço caso possa responder e enviar um e-mail de resposta ok.

  18. Bom dia! Gostaria que tirasse uma dúvida muito importante pra mim. Eu tenho um Heli v912 e acabei usando pouco e sempre que usava eu recarregava a bateria e guardava, com pouquíssimo tempo a bateria viciou ficando com pouca carga. Então minha dúvida é, essas baterias não podem ser guardadas carregada?

  19. Bom dia a todos.

    Sou profundamente leigo com este tipo de coisa. Então venho fazer uma pergunta idiota.

    Posso carregar uma bateria Ni-MH 6*2/3N 500mAh 7.2V com
    um carregador TENERGY Ni-MH 6v – 12v 1A / 2A?

    grato pela atenção.

  20. boa noite sr Anthony
    tenho uma lancha controle remoto movida por bateria lipo 7.4v 1500mah 2S, porém descarrega muito rapido! fiz um pack de duas pilhas recarregáveis ligadas em série, com 7.4v 5200mah, porém ao ligar a lancha, ela para de funcionar logo em seguida, o que poderá ser?

  21. Boa tarde professor Anthony, demorei para achar um site sobre este assunto, a pouco tempo comprei um drone, ele vem com uma bateria de lipo de 3.7 500 mile, tentei substituir a bateria por uma de 3.7 2000 mile de lition, só que o drone não decolo, quando chega a uma determinada rotação ele desliga, poderia me explicar o por que?, outra pergunta, estou comprando 2 baterias de lipo de 3.7 e 600 mile, posso ligas as 2 em paralelo para deixar elas com 1200, aumentando assim o tempo de voo ?

  22. Anthony,

    Tenho uma bateria LiPo que não carrega mais, estava andando com meu RC e passei, sem querer, em uma poça de água, após isso ele andou por mais 2 segundos e parou.
    Percebi que havia uma gota de agua no conector do cabo que carrega a bateria, porvavelmente fechou um curto ali.
    Agora a bateria marca 7,2V entre os fios preto e vermelho e apenas 0,24V entre o vermelho e o branco.
    Testei em uma bateria que está funcionando e ela marcou 8,4V entre o preto e o vermelho e 4,2V entre o branco e o vermelho.
    Não sei se isso siginifica algo mas teria como salvar esta bateria? É a maior e melhor que tenho…

    Desde já, obrigado!

  23. Ola. tenho 2 baterias de celular de 3,7 v 1500 mAh ligando elas em serie obtenho 7.4 v e 1500 mAh, tenho um helicóptero que tem uma bateria de lítio de 7.4 e 1500 mAh ao tentar usar essas baterias ligadas em serie as luzes dele acendem mas os motores não acionam gostaria de saber o porque de não dar certo já que a tensão e a amperagem batem ?????? Obrigado

  24. boa tarde Anthony.
    gostaria de saber se posso subistituir a bateria do meu helicoptero que é de 7.4V 800mAh 12c para o dobro, mas sem alterar a tensão.

  25. Ola..quero fazer uma bateria para a minha bicicleta eletrica.
    Ela possui um motor de 6000 watts quero fazer packs dessa bateria para chegar a 60v e 100ah..mais como carregar esse pack de uma vez? Qual carregador adequado?

    1. A de 40c vai acabar com sua autonomia na hora em que vc exigir. Fuja dela. Use sempre 20c para baixo, experiência própria. Ideal 15c, da uma olhada nas bat do XK X380 E H109D, e depois me responda. fui !!

  26. Boa tarde, tenho uma lipo 12V e 9800 amperes, será q se tiver uma de 12000 ou até mesmo de 20000 amperes terei mais tempo de uso. Obrigado.
    JoaoRodrigues

  27. AMIGO ME AJUDA EU TENHO UMA BATERIA DE CAMINHAO DE 150 AMP EU BOTO ELA PRA CARREGAR DEIXO UM BOM TEMPO QUANDO TIRO O CARREGADOR ELA TA BATENDO 13.3VOLTS DEPOOIS DE MEIA HORA ELA CAI PRA 12.7 VOLTS SEM EU USAR OQ PDOE SER DELA TA CAINDO CARGA SEM USALA?????

  28. Bom dia a todos, poderiam me informar se posso utilizar uma bateria de 7,2 volts 700 mah no lugar de uma de 7,4 volts 3000 mah ? obrigado !

  29. ola boa noite , posso usar um carregador e um cabo multiplicador para carregar 2 baterias uma uma sendo lipo 2000ma e a outra 2400ma , sendo que o restante são exatamente iguais ?

  30. Carreguei minha bateria lipo no domingo porém quase nem usei ela, posso recarregar ela na quarta feira, 3 dias depois ….mesmo ela estando carregada desde domingo…….

  31. Quero substituir uma bateria por outra mais resistente e que dure mais tempo, a que eu tenho tem essa referencia: – Am an P502560
    3.7V 800 m Ah
    + Sun 20120409
    qual poderia utilizar como substituta e que dure mais tempo?

  32. Olá, tenho uma bateria de ni-mh 2/3A1100mAh 8.4v e uma uma 11.1 950mAh de li-ion. Posso carrega-las com carregador B3 de baterias LiPo? Grato

  33. Boas tardes pessoal.
    Tenho um Quad. com a seguinte bateria Li PO 1000mAH 3.7v 2x. é a bateria de origem do Drone, é um Polaroid falcon hd.

    O problema é que dura uns 8 min.

    Que bateria poderei comprar para durar mais um pouco?

    Obrigado.

    1. 1500mha 15c ou 2000mha 15c ou 3000 mha 15c (fixe nesta descarga!!!), somente esta vai ter ganho real, pois as outra são muito mais pesadas e geralmente taxa de descarga muito altas, drenando em um só movimento (explosão) toda a carga.

  34. AS BATERIAS NI-CD ADMITEN UMA CORRENTE CONTINUA DE ARGA (FLUTUACAO ) DE ATE 0,1 C MAXIMA, AS DE NI-CD ATE 0,025C ( 1/40C OU SEJA EM UMA BATERIA DE 1AH PODERA SER MANTIDA CONTINUAMENTE UMA CORRENTE DE CARGA DE 25mA MAXIMA SEN DANOIS) NAS BATERIA DE LI-ION QUALE É A CORRENTE DE CARGA PERMANENTE QUE NAO CAUSA DANOS APOS COMPLETAMENTE CAREGADAS (4,235V OU 4,370V) SE ESTA CORRENTE É PERMETIDA NA LI-ION? O,O1C? 0,001C?

  35. Olá, tenho 3 baterias Lipo 25C – 2200 – 3 cell 11.1v. Elas ficaram guardadas por um tempo, e agora quando fui usa-las estavam estufadas. Posso seguir utilizando essas baterias? Existe alguma forma para desestufa-las outra vez? Corre algum risco de explosao ou algo assim devido estarem dessa forma? Desde ja agradeço

  36. Comprei um drone com bateria de 7.4v e 2000 mah. Posso substituir essas baterias por baterias de 3000 ou 5000 mah , com intenção de aumentar o tempo de voo do meu drone ?

  37. A unidade c para taxa de descarga não é mito correta porque a coisa não é linear. Digamos que uma bateria proponha-se a fornecer 65a no regime de 510h, ela poderá fornecer 650ma/h por dez horas mas, se exigirmos que ela forneça 65a, não durará uma hora porque seus componentes internos aquecerão aumentando a resistência, consequentemente, reduzindo sua capacidade de descarga. O normal é considerar que a taxa de descarga em uma hora é 70% da anunciada para dez horas. Assim, numa bateria de 65a no regime de 10h, pode-se esperar uma performance de 45a no regime de 1h.

    1. Prezado,

      Pensando aqui com meus botões faz sentido o que você esta falando.
      Na verdade nenhum componente elétrico ou mecânico deve trabalhar em sua carga máxima, mas você possui alguma literatura a esse respeito?
      O que eu já vi bastante e ter um circuito que monitore a temperatura da bateria, diminuindo a carga quando ela aquece.

      att,

  38. Boa tarde a todos!
    Por favor alguém me tire uma dúvida…
    Tenho um quad da marca Cheerson que veio com a bateria de fábrica de 7,4V 450mah, teria algum problema se eu substituir por uma de 3,7V 450mah?

    Agradeço desde já.

    Um Abraço!

  39. Boa tarde Collucci… tudo bem? Tenho algumas questões e gostaria de orientações. Planejo desenvolver um ROV (veiculo submarino) para observação e nele serão anexados 4 motores de bomba de porão iguais, cada uma de 12v e 3A. Gostaria de saber se há alguma bateria de lipo que conseguisse tocar esse sistema, ou se eu deveria montar um conjunto de baterias, ou se poderia usar uma bateria selada. Outro detalhe, não sei se foge da sua perícia, mas considerando que essas baterias vão submergir com o rov… vc acredita que eu teria problemas relacionados a pressão dentro dágua? Imagino uma profundidade máxima de 30 metros, e elas vão acondicionadas dentro do veiculo. Desde já, grato.

  40. Desculpe, amigo, mas acho que você não entendeu alguma coisa. Em uma bateria, a carga máxima está SIM relacionada à tensão máxima quando conectada ao carregador. Outra coisa, carga e potência elétrica são coisas totalmente diferentes.Além disso, a afirmação de que \”quando aumenta-se a tensão diminui-se a corrente elétrica\” é verdadeira em alguns casos particulares, como, por exemplo, quando você compara entrada e saída de um transformados. Mas isso não tem nada a ver com uma bateria.Acredito que você estava lendo o livro errado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Please type the characters of this captcha image in the input box

Por favor, digite os caracteres desta imagem na caixa de entrada