Correias o que são?

Nesse post vou falar um pouco sobre  correias , não sou o maior expert no assunto mas pesquisei bastante, e me foi de grande utilidade quando atuei com manutenção de equipamentos e novamente agora que estou cursando a disciplina de Mecânica Aplicada na faculdade.

Correias são um elemento de máquina usado para transmissão de movimento entre duas polias (movida e motriz), ou para transporte de carga (Bagagem, minério, mercadoria etc…)

Serra Circular de bancada
Serra Circular de bancada

Na figura acima podemos observar uma correia sendo utilizada para transmissão de movimento. Observe que o eixo do motor (branco) é acoplado a uma polia (preto), e a correia é alojada nessa ultima. Essa polia é a polia motriz, ou seja, aquela que transmite o movimento, a outra, que vai acoplada à serra é a polia movida e quem transmite o movimento da motriz para movida é a correia.

Correia de Tranporte
Correia de Transporte

Nesse outro exemplo temos uma outra aplicação das correias, a correia transportadora,  muito utilizada em portos, cimenteiras e mineradoras, nessa aplicação a carga fica sobre a correia.

Tipos de correia

Correias possuem diferentes perfis podem ser planas, em V, poly-V, e cada uma delas possui um certo tipo de aplicação:

Correias em V – Foram inventadas depois das correias planas, e possuem um atrito maior com a polia o que evita em parte o deslizamento, seu range de operação é entre 1000 e 7000 RPM aproximadamente. Fonte: http://www.kvm.com.br/pdf/manual_de_calculo_de_polias_e_correias.pdf

Seu perfil se assemelha com o da figura abaixo, e possui diversas classificações quanto ao seu perfil, A, B, C, D… que são a especificação das cotas do perfil.

Correia em corte
Correia em corte

Correias Planas – As correias planas possuem apenas um lado em contato com a polia, ao invés dos dois da correia em V então ela não recebe o beneficio do efeito cunha, portanto ela tem um coeficiente de atrito menor, gerando mais ruido e mais carga nos mancais. Abaixo podemos ver um acoplamento utilizando correia plana.

Acoplamento por correia plana
Acoplamento por correia plana

Porém a correia plana ainda é bastante utilizada pois ela pode ser obtida em tamanhos não padronizados pois elas podem ser fornecidas em rolos e serem fabricadas no local, o alinhamento das polias é menos crítico, a tendencia de afastar a correia da polia e menos pronunciado na correia plana, e ela também sofre menos o efeito da flexão. Por esses e outros motivos a correia plana ainda e bastante utilizada, principalmente em sistemas que dependem de alta rotação.

Poly-V ou Multi-V – Correias deste tipo combinam características das correias planas e das correias em V, elas reduzem o nível de ruído das correias planas e aumenta o coeficiente de atrito, e podem trabalhar com RPMs mais elevados do que o das correias em V.

Correias Poly-V

Bom essa é uma pequena introdução sobre as correias, no proximo post mostrarei como determinar o tamanho de uma correia.

Enquanto isso deem uma lida no blog, curtam, compartilhem “twitem” e comentem a casa e suas.

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